Pesquisa aponta que número de planos família pode chegar a 120 em dois anos

Até 2022, o número de planos em funcionamento deve chegar a 120​, totalizando 500 mil participantes e um patrimônio R$ 2 bilhões​. Deste total, 50% dos novos planos devem ser instituídos por meio do Fundo Setorial Abrapp.​ O levantamento foi feito em pesquisa realizada pela Abrapp com suas associadas ​entre os dias 22 de julho e 30 de julho.

Atualmente, há 20 planos família em funcionamento, o que representa 20% das 98 EFPCs que responderam a pesquisa. Desses, 25% foram criados em parceria com a Abrapp. Assim, o sistema conta com 27 mil participantes e soma um patrimônio de R$ 206 milhões em planos família até o momento.

Entre as entidades respondentes da pesquisa, 31% já estão em fase de estudo e  planejamento para implantação do plano; 11% aguardam aprovação da Previc; e 9% estão em fase de aprovação interna. Já para 27% das fundações, o tema não está no radar, enquanto apenas 2% já estão com plano autorizado, mas ainda não lançado.

A partir do resultado do levantamento, a Abrapp disponibilizará um roteiro para estudo de viabilidade padrão com o objetivo de apoiar as associadas nas análises e implementação de seus planos família.​ Assim que o trabalho for concluído, será realizado um webinar explorando mais pontos da pesquisa.

Fomento – Para Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, em pouco mais de 1 ano de existência os números dos planos família surpreendem porque existe demanda reprimida. “Se o nosso sistema implementar planos família como um todo, e cada um trouxer um parente, dobraremos rapidamente”, disse em entrevista no quadro “Previdência para todos” do programa Almoço de Quarentena, exibido pelo canal MyNews (veja a entrevista completa).

A Previc também avalia que os planos família demonstram um potencial grande de crescimento para o sistema de previdência complementar fechada. Em entrevista ao Blog Abrapp em Foco, a Diretora de Licenciamento da Previc, Ana Carolina Baasch, disse que, com a queda de novos planos patrocinados, esse tipo de plano tem demonstrado perspectivas animadoras de alcance de novos públicos e de fomento ao sistema. “No ano passado, aprovamos 25 planos, sendo que desses, praticamente 50% foram planos família. Isso representou um crescimento de praticamente 100% em relação ao ano anterior, quando aprovamos apenas seis planos família”, disse Ana Carolina (leia mais).

Recentemente, entidades tiveram seus planos aprovados pela Previc, como é o caso da Value Prev e da Visão Prev, ambos com parceria da Abrapp como instituidora. A tendência é que mais planos sejam lançados ainda este ano.

Shares
Share This
Rolar para cima