Petros conquista o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa

A Petros recebeu o selo de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp, Sindapp e ICSS em reunião do Conselho de Autorregulação realizada no último dia 22 de dezembro. “Obter certificações como essa demonstra a aderência dos nossos processos às melhores práticas de governança corporativa e é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos nos últimos três anos para o fortalecimento da governança da Petros”, destaca Bruno Dias, Diretor-Presidente da Petros.

Em comunicado, a entidade afirma que a certificação reconhece o alinhamento da fundação aos princípios de governança estabelecidos no código da Abrapp, além de refletir o compromisso público com as melhores práticas e o aperfeiçoamento contínuo da governança. Nos últimos anos, a Petros passou por um profundo trabalho de transformação da gestão, que começou com a reestruturação e revisão de processos para alinhar suas práticas aos melhores padrões internacionais de governança e controle.

Para obtenção do selo, a Petros passou por um processo de auditoria da Abrapp, que consistiu em uma análise qualitativa para avaliar o cumprimento das exigências do Código de Autorregulação em Governança Corporativa, ao qual a fundação aderiu voluntariamente em janeiro de 2021.

“Essa avaliação incluiu diversos processos de transparência, prestação de contas, conduta ética, integridade, gestão baseada em risco, aderência às normas e legislação e responsabilidade corporativa dos colegiados, entre outros aspectos, contando inclusive com a participação avaliativa de participantes ativos e assistidos”, diz o comunicado.

Além disso, a Petros é também signatária do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do sistema Abrapp e obteve o selo referente ao mesmo código em novembro de 2018. Este selo passará por processo de reavaliação em 2023.

Outro reconhecimento veio da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, que, em março de 2022, classificou como “forte” a gestão de investimentos da Petros.

Outros Selos – Além da Petros, o Serpros foi outra entidade que recebeu o Selo de Governança Corporativa, na mesma ocasião. Já a Celos, a Fundação Copel e a Visão Prev obtiveram a primeira certificação no Selo de Governança de Investimentos. Pioneiras na adesão à Autorregulação, a Centrus, a Previ e a Fusan, já detentoras dos Selos em Governança de Investimentos, nos anos de 2017, 2018 e 2019, respectivamente, conquistaram a renovação das suas certificações.

Leia mais sobre a reunião do Conselho de Autorregulação realizada no dia 22 de dezembro.

Shares
Share This
Rolar para cima