O Serpros recebeu o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp, Sindapp e ICSS, no dia 22 de dezembro, em reunião do Conselho de Autorregulação. Para a entidade, a conquista resume o esforço de todos os seus integrantes em ressignificar a palavra governança nos processos. A conquista ainda comprova o profissionalismo dos seus empregados, dirigentes e conselheiros em prol das melhores e mais confiáveis práticas definidas para os administradores de planos previdenciários e garantindo a segurança dos seus investimentos.
“Conquistar o Selo sinaliza que o Serpros não mede esforços para que seus processos sejam praticados em prol do cumprimento dos quatro pilares fundamentais de governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e dever fiduciário”, afirma comunicado da fundação.
Para alcançar a certificação, a entidade passou por um processo de verificação que contou com um diagnóstico de seus processos, revisão de normativos e adaptação de práticas internas. Por fim, foi feita uma análise de uma banca avaliadora e do Conselho de Autorregulação, no qual foram avaliadas as boas práticas adotadas pelo Serpros.
Este é o segundo Selo de Autorregulação que a fundação recebe, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade do negócio e respeito aos seus participantes. O primeiro foi o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, obtido em 20 de outubro de 2020.
“É uma garantia de que os nossos processos relacionados a investimentos ocorrem de acordo com as melhores e mais confiáveis práticas definidas para os fundos de pensão”, afirma a entidade sobre o primeiro certificado. “Agora, damos continuidade, garantindo todo o processo corporativo da entidade”, completa o comunicado.
Outros Selos – Além do Serpros, a Petros foi outra entidade que recebeu o Selo de Governança Corporativa, na mesma ocasião. Já a Celos, a Fundação Copel e a Visão Prev obtiveram a primeira certificação no Selo de Governança de Investimentos. Pioneiras na adesão à Autorregulação, a Centrus, a Previ e a Fusan, já detentoras dos Selos em Governança de Investimentos, nos anos de 2017, 2018 e 2019, respectivamente, conquistaram a renovação das suas certificações.
Leia mais sobre a reunião do Conselho de Autorregulação realizada no dia 22 de dezembro.