Webinar divulga o resultado da terceira edição do Selo de Engajamento Abrapp

O resultado das entidades que mais se destacaram na terceira edição do Selo de Engajamento Abrapp foi divulgado durante webinar realizado nesta terça-feira (12/12). O troféu ouro do Selo foi conquistado pelas seguintes associadas: Fundação Libertas, Serpros, Pouprev e Previp. Já a Capof, CE-Prevcom, Fachesf e Sabesprev foram as entidades que receberam o troféu prata do programa. Para finalizar o conjunto das entidades premiadas, foram agraciadas com o troféu bronze a Sias, Sistel, Value Prev e Vexty

O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, destacou na abertura do webinar o fortalecimento contínuo da governança das entidades fechadas e as ações da Abrapp para incentivar o aprimoramento da gestão do setor. E uma das iniciativas da Associação, o Selo de Engajamento, tem se mostrado como uma importante iniciativa para reforçar o engajamento das equipes que, sem a dedicação delas, não seria possível alcançar os padrões de excelência na gestão dos planos e recursos previdenciários, tanto na fase de acumulação, quanto no pagamento dos benefícios. 

Jarbas de Biagi agradeceu ao trabalho realizado pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp na organização e a realização da terceira edição do Selo de Engajamento. 

Por sua vez, a Diretora Vice-Presidente da Abrapp e Responsável pelo acompanhamento do Comitê de Gestão de Pessoas, Cláudia Trindade, indicou a importância do maior engajamento das equipes para buscar a expansão e o crescimento da Previdência Complementar no país. Ela apontou que não é possível desenvolver uma nova cultura comercial sem promover o maior engajamento das equipes e, justamente, nesse ponto que a iniciativa do Selo tem procurado desenvolver no setor. 

Cláudia Trindade destacou e agradeceu pelo trabalho realizado por todos os membros do Comitê de Gestão de Pessoas, que é coordenado por Simone Castelão, da Eletros. Informou que a iniciativa do Selo de Engajamento conta com participação mais efetiva de outros dois membros do comitê, que são Elidiane Gomes e Cláudio Lopes. A Vice-Presidente da Abrapp destacou ainda outras iniciativas do Comitê como a Pesquisa Salarial e o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas.  

A programação do webinar contou com uma palestra com o tema “People Analytics Humanizado”, com a apresentação de um case da empresa VTEX pela especialista em gestão de pessoas, Paula Fonseca – leia mais

Programa da Abrapp – O Selo de Engajamento é um programa que nasceu em 2021 e tem o objetivo de incentivar o maior envolvimento dos colaboradores e equipes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário atual de mudanças aceleradas.

A terceira edição do programa Selo de Engajamento Abrapp contou com a participação de 73 entidades inscritas. Na segunda edição, foram 60 as entidades inscritas. A pesquisa foi conduzida pela consultoria Numera. Assim como na edição anterior, a premiação considerou quatro portes de entidades: grande, médio, pequeno e micro. 

O Diretor de People Analytics da Numera, Giovani Buchelt, reforçou a importância na definição de temas prioritários para incentivar o engajamento das equipes e dos colaboradores. O levantamento realizado com o apoio da consultoria aponta quais temas mais prioritários para cada grupo de entidades de acordo ao seu porte. Ele destacou também a adoção de uma perspectiva analítica (análise de dados) para servir de base para uma abordagem estruturada. 

Voz das premiadas – Nesta edição, o webinar abriu espaço para apresentação de representantes da quatro premiadas na categoria ouro do Selo. A Fundação Libertas foi representada por Clara Pereira, que disse que a entidade mantém o foco nos clientes e nos participantes com o alinhamento aos princípios de ética, inovação, transparência e senso de equipe para alcançar o reconhecimento como excelente gestora em previdência e saúde. Ela destacou a preocupação com a escuta ativa em relação aos colaboradores para avaliar o clima, os eventos e treinamentos internos.

A Libertas também utiliza ações não tradicionais para incentivar o engajamento, como ações de voluntariado, que visam a diversidade e inclusão, como por exemplo, a iniciativa de apoio para construção de cadeiras de rodas. A entidade promove o incentivo à educação continuada com apoio para a graduação e pós-graduação de seus colaboradores, entre outras ações.  

O Serpros contou com apresentação de Edilene Araújo que explicou que a análise dos questionários de edições anteriores do Selo de Engajamento representaram importantes oportunidades de melhorias. Disse que a entidade tem priorizado os programas de certificação, em especial, alcançando os dois Selos de Autorregulação do Sistema Abrapp: de Governança de Investimentos e de Governança Corporativa, além é claro, do Selo de Engajamento. 

A representante do Serpros destacou a adoção da gestão humanizada na definição dos pacotes de benefícios, remuneração e carreira dos colaboradores da entidade. Explicou que a organização mantém o trabalho 100% remoto há quatro anos, que é um fato que promove maior qualidade de vida para os colaboradores, ao mesmo tempo que permite a atração de profissionais altamente qualificados de todo o país. Ela ressaltou ainda o programa de educação continuada, responsável pelo apoio à graduação e pós-graduação de 47 colaboradores. Hoje, 30% do quadro total da entidade é certificado, sendo que o quadro de investimentos é 80% certificado. 

O representante da Pouprev, Ilton Luis, lembrou que a entidade participou das três edições do Selo de Engajamento. Em 2021, foi premiada com o troféu bronze. No ano seguinte, recebeu a prata e, agora em 2023, teve a satisfação de conquistar o ouro. Explicou que as edições do selo foram fundamentais para seguirmos elevando o grau de maturidade da equipe e o engajamento, em linha com o propósito da entidade, que é atuar para que os participantes tenham renda complementar no futuro. 

“Em cada uma das edições temos um diagnóstico de vários fatores. Nos dedicamos em continuar fazendo bem o que já estava sendo avaliado positivamente nos anos anteriores e em trabalhar aqueles pontos que o diagnóstico revelou”, disse o colaborador da Pouprev.  

Para Claudinei Oliveira, da Previp, o Selo de Engajamento é uma oportunidade de se utilizar uma ferramenta de credibilidade como métrica para o ambiente organizacional. “É o segundo ano que participamos do Selo de Engajamento e nos orgulha muito ver o avanço que tivemos conquistando o ouro. Isso demonstra uma evolução interna do time, pois somos o mesmo time que estava em 2022, demonstrando que as pessoas realmente estão mais engajadas”, disse. 

Demonstra também os pontos fortes que a Previp possui internamente, como a autonomia dentro da entidade para conduzi-la. “Esse é um segmento bastante técnico, precisamos ter pessoas bem capacitadas e com muito conhecimento para gerar a confiança dos participantes. Teremos pela frente o desafio de manter esse selo e manter o engajamento interno da equipe”, comentou. 

Confira na íntegra a gravação do webinar que reuniu a entidades participantes, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=xOUD8dJwfI0

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