Em sua primeira edição, o programa do Selo de Engajamento do sistema Abrapp contará com a entrega da premiação ouro para as entidades fechadas que atingiram as maiores notas nas categorias de grande, médio e pequeno portes durante a programação do 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). A entrega do prêmio será realizada no retorno do intervalo da tarde nos dias 20/10 às 16h30; 21/10 às 16h30; e 22/10 às 16h00, segundo, terceiro e quarto dias do evento, respectivamente. Além da premiação ouro, serão anunciados também as entidades que ficaram em segundo lugar (prata) e terceiro lugar (bronze) em cada categoria.
O Selo de Engajamento é um programa que nasceu neste ano por iniciativa do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp. Além de Simone Castelão, que é a coordenadora do Comitê, também participaram da equipe de execução do programa os profissionais Cláudio Souza, da Fundação Real Grandeza, e Elidiane Gomes, da Viva Previdência – leia mais.
“É uma iniciativa muito interessante criada por uma equipe de pessoas do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp. O comitê tem realizado diversas ações para fortalecer o engajamento dos profissionais para incentivar o desenvolvimento de um novo mindset”, diz Cláudia Trindade, Diretora Executiva da Abrapp responsável pelo acompanhamento do Comitê. Ela destaca a dedicação da equipe que tornou possível o desenvolvimento do projeto que culminará com a entrega da premiação durante o Congresso.
Os prêmios prata e bronze de cada uma das três categorias, bem como o Selo de Engajamento para todas as entidades que atingiram nota sete ou superior contarão com entrega após o 42º CBPP. Em todo caso, todas as entidades que participaram do programa, receberão um diagnóstico com uma análise dos pontos fortes e outros que devem ser melhor desenvolvidos. A análise e atribuição das notas estão a cargo do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente – IBRC – que é a organização parceira que participa do programa da Abrapp.
Objetivo – O programa do Selo tem o objetivo de incentivar o maior engajamento dos colaboradores e equipes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário atual de mudanças aceleradas. “O projeto nasce da necessidade de buscar maior engajamento com uma nova cultura comercial para o setor. Quando se pretende mudar o mindset, priorizando o fomento dos planos e da entidade, é preciso sacudir as equipes para alcançar maior alinhamento com o propósito da organização”, explica Cláudia Trindade – leia mais.
Simone Castelão enfatiza que o cenário de mudanças aceleradas em todos os campos da economia e da sociedade gera maior necessidade de adaptação aos novos tempos. “É um desafio constante de inovação e superação, que foi reforçado com a chegada da pandemia. Só conseguiremos isso com maior engajamento do conjunto de colaboradores com a estratégia do negócio da organização”, comenta.
A Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp destaca que o Selo de Engajamento é uma oportunidade única para as associadas contarem com parâmetros customizados para se situar em relação aos pares do mesmo setor. É diferente de uma pesquisa de clima, que mede outros critérios como remuneração e relação com a chefia, e a comparação é realizada com empresas de outros setores com características muito diferentes do setor de Previdência Complementar Fechada.
A tendência de consolidação do setor de EFPC é outra motivação para a busca de maior engajamento das equipes. “Vivemos um momento de consolidação em nosso setor em que é cada vez mais importante reforçar o envolvimento com a missão e objetivos da entidade”, comenta Cláudia Trindade. A Diretora da Abrapp destaca ainda que o programa do Selo está alinhado com o planejamento estratégico da Abrapp na questão da busca de inovação e fomento.