Se antes de 2020 as mudanças tecnológicas e em todos os campos da sociedade já eram desafiadoras, com a chegada da pandemia, tudo se acelerou. E mais uma vez, o maior evento mundial de Previdência não poderia deixar de acompanhar as transformações. Desta vez, o maior aprendizado foi realizar uma edição 100% em plataforma online para o maior público de todos os tempos. Confira abaixo a lista de matérias publicadas durante os 4 dias do encontro, que foi realizado de 16 a 19 de novembro.
“Neste 41º Congresso totalmente online, enfrentamos o grande desafio de uso intensivo de tecnologia. No entanto oferecemos muito conteúdo e apresentações de elevado nível”, disse Luís Ricardo Martins Diretor Presidente da Abrapp, no encerramento do evento na última quinta-feira, 19 de novembro. Ele considerou a recente edição com um verdadeiro MBA de previdência privada.
Com o tema central “Oportunidades para Avançar #vamosagir”, o objetivo do 41º CBPP foi mobilizar o setor na reinvenção do seu modelo de negócio e expansão através das inúmeras oportunidades, disse Luís Ricardo, destacando os 5 mil participantes e quase 100% das EFPC presentes durante os 4 dias de evento, que contou com aproximadamente 100 apresentações de conteúdos relevantes e atuais. “A audiência média nessas apresentações foi de 3 mil participantes na programação oficial. No encerramento, mais de 4 mil pessoas presentes”, disse.
Ele citou ainda a presença de grandes especialistas nacionais e internacionais, estudiosos, além de ações como “Previdência É Coisa de Jovem”, uma parceria da UniAbrapp com o CIEE que viabilizou uma live com a presença de mais 2,5 mil jovens e mais de 7,5 mil visualizações. “Através da Conecta, estamos com 17 startups que participam o 1º hub de inovação da previdência privada, o Hupp, e lançamos uma Central de Serviços exclusiva para o setor, reunindo tecnologia e marketing digital”, disse.
“Nesse processo de reinvenção, passamos uma visão do presente e do cumprimento irrestrito da nossa missão de dar proteção social, pagando R$ 70 bilhões por ano a quase 900 mil pessoas”, enfatizou o Diretor Presidente da Abrapp, ressaltando a visão de futuro e de fomento com os Planos Família, PrevSonho e a previdência dos entes federativos.
Citando a cultura previdenciária como tão necessária, Luís Ricardo lembrou que nesta próxima semana começou a Semana ENEF – Semana Nacional de Educação Financeira, ressaltando que a previdência deve ser empregada nos bancos escolares, no ensino fundamental.
“Em sintonia com esse novo mundo, a Abrapp aceitou os desafios colocados para levar aos senhores muito conteúdo e debate e as inúmeras janelas de oportunidades. Realizamos o maior Congresso de Previdência Privada do mundo, agora digital. Agimos e realizamos esse Congresso com um conteúdo que nunca antes se viu”, disse, parabenizando a equipe da Abrapp pela entrega. “Que venha 2021 e nosso 42º Congresso”.
Além das plenárias e palestras técnicas, a Área de Exposições e o Espaço Institucional tiveram apresentações exclusivas durante os dias do evento. A organização do Congresso agradece a participação de cerca de 40 patrocinadores (confira aqui a lista).
Para coroar o evento, o Ministro da Economia Paulo Guedes realizou uma importante apresentação no último dia do Congresso. “A Previdência Complementar está na agenda prioritária do Estado e é parceira do governo”, disse Luís Ricardo, em referência à participação do Ministro. Confira abaixo as matérias publicadas durante o evento:
Abertura, Palestra Magna e Encerramento:
Toffoli e Luís Ricardo abrem o 41º Congresso mostrando a força do sistema
Assista ao vídeo da abertura do 41º CBPP com pronunciamento de Diretor Presidente da Abrapp
Líderes devem manter “modo aprendizado” e “modo crise” ligados, afirma Bernardinho do Vôlei
Palestra Especial: Mudanças exponenciais serão necessárias para quem quiser manter seu negócio vivo
Plenárias e Insight Sessions
Ricardo Amorim ressalta desafios da baixa taxa de juros e importância da educação financeira
Plenária 1: Formar poupança é imprescindível
Recuperação do sistema e agenda de fomento são destaques de Plenária 2 com representantes do governo
Plenária 3: A hora da poupança previdenciária é agora
Aumento da longevidade abre oportunidades para a indústria financeira
Plenária 4: Se for mais rápido, “David pode ganhar de Golias” e outras lições da pandemia
Plenária 5: Entidades dizem o que fazem para ficar mais competitivas
Insight session: Marca deve transmitir inspiração para se tornar objeto de desejo
Palestras técnicas:
Diversificação no exterior e gestão sistemática são destaques nas palestras técnicas
Oportunidades na renda fixa e as mudanças com o PIX
Fundo utiliza critérios ESG e reverte taxa para projeto social na Amazônia
De olho em ativos no Exterior e investimentos em infraestrutura no Brasil
Oportunidades no mercado de ações brasileiro foram exploradas em Palestra
Palestras destacam ESG como gerador de alfa e abordagem com foco em diversidade de gênero
Safra de IPOs, investimento em techs e novas soluções da B3 são destaques em palestras técnicas
Tendências para investimentos em 2021 foram destacadas no 41º CBPP
Conecta, Sindapp, ICSS e UniAbrapp
Conecta lança Central de Serviços durante 41º Congresso
Sindapp lançará e-book Ética no Século 21 – Reflexões, hoje a partir das 16h45 no estande
Live da UniAbrapp promove participação de mais de 2500 jovens de todo Brasil no 41º CBPP
Últimos dias da Certificação por Experiência: ICSS responde dúvidas no estande
Área de Exposições e Espaço Institucional tiveram apresentações exclusivas